Panorama internacional

Mídia: EUA negociam com Vietnã a transferência do maior pacote de armas que poderia irritar China

O presidente dos EUA, Joe Biden, dá uma conferência de imprensa em Hanói, no primeiro dia de uma visita ao Vietnã, 10 de setembro de 2023
Administração do presidente dos EUA, Joe Biden, está negociando um acordo com o Vietnã para entregar o maior pacote de armas da história da cooperação entre os dois países, informou a agência Reuters citando duas fontes anônimas familiarizadas com os detalhes do acordo.
Sputnik
Segundo a agência, a transação está nos estágios iniciais das negociações e os termos exatos ainda não foram determinados. De acordo com a agência, um acordo sobre o fornecimento de armas ao Vietnã poderia ser feito em 2024.

"O pacote de armamento poderia consumar a renovada parceria entre Washington e Hanói com a venda de uma frota de caças F-16 americanos, enquanto o Vietnã enfrenta tensões nas relações com Pequim no [...] mar do Sul da China", disse à agência uma das fontes não nomeadas.

De acordo com outra fonte não identificada, Washington planeja definir condições especiais para o financiamento dos equipamentos caros.
O presidente Joe Biden visitou o Vietnã em 10 e 11 de setembro. A delegação do presidente americano incluiu representantes da comunidade empresarial dos EUA, incluindo dirigentes das empresas de microchips Intel e GlobalFoundries.
Oficial da Marinha dos EUA no convés do cruzador de mísseis guiados USS Robert Smalls durante visita ao porto de Danang, Vietnã, 26 de junho de 2023
Panorama internacional
Especialista: EUA podem estar por trás de terroristas que enviaram drones do Vietnã para o Camboja
Comentar