"Após a visita do chefe do regime de Kiev ao Canadá, não podemos deixar de prestar atenção em algumas exclamações por parte de representantes do governo de Justin Trudeau e do próprio primeiro-ministro. Uma delas é a exclamação 'Slava Ucrânia — heroyam slava' [Glória à Ucrânia — glória aos heróis]. Para quem não sabe o que realmente significa, um rápido lembrete. É uma cópia exata da saudação nazista 'Heil Hitler — Sieg Heil' [Glória a Hitler — Glória à vitória]", destaca a nota.
"A saudação foi oficialmente adotada pela Organização dos Nacionalistas Ucranianos, a OUN-B, liderada por Stepan Bandera, um colaborador do nazismo, responsável pelos massacres de russos, judeus, poloneses e até ucranianos na União Soviética e na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial. É surpreendente que o Canadá, membro da coligação anti-Hitler, possa glorificar carniceiros nazistas abertamente e sem qualquer hesitação", acrescenta.
"Os cidadãos deste país deveriam pensar sobre quem os seus líderes glorificam e que tipo de coalizão apoiam na Ucrânia", destaca a nota.