Panorama internacional

Mísseis ATACMS podem acabar no mercado negro após serem fornecidos à Ucrânia, alerta mídia

Existe o perigo de os mísseis tático-operacionais ATACMS, que os EUA estão considerando fornecer à Ucrânia, possam acabar no mercado negro, disse o vice-marechal aposentado da Força Aérea do Reino Unido Sean Bell no canal de TV Sky News.
Sputnik
"Toda vez que armas são entregues à Ucrânia, há uma chance de que uma parte acabe no mercado negro", alertou o vice-marechal.
Além disso, o especialista acrescentou que ATACMS são mísseis balísticos capazes de lançar ataques em profundidade do território russo. O uso de munições para estes fins pode levar a uma grave escalada do conflito, o que os EUA não querem, disse Bell.
Panorama internacional
ATACMS armados com bombas de fragmentação para a Ucrânia: qual é o seu verdadeiro propósito?
"Eles [EUA] gostariam de receber promessas de Zelensky de que os mísseis não serão usados dessa maneira [para ataque na profundidade da Rússia]", ressaltou ele.
Na semana passada, tornou-se conhecido que o presidente dos EUA Joe Biden notificou Vladimir Zelensky da prontidão de Washington para entregar ao lado ucraniano uma "pequena quantidade" de mísseis ATACMS com um alcance de até 300 km.
Comentar