Pela primeira vez em sua história moderna, a Rússia realizou exercícios militares que envolveram o disparo simultâneo de mísseis lançados por mar, ar, costa e submarinos, informou o Departamento de Apoio à Informação da Frota do Pacífico russa.
"Pela primeira vez na história moderna [da Rússia], realizamos disparos de mísseis em quatro ambientes ao mesmo tempo: do ar, do mar, da costa e abaixo da superfície da água", de acordo com o departamento.
Esse foi o primeiro caso de realização de tais disparos na era pós-soviética da Rússia, segundo o comunicado.
O anúncio foi feito pelo Departamento de Apoio à Informação da Frota do Pacífico das Forças Armadas russas, ao informar sobre os exercícios navais Finval 2023.
O Finval 2023 foi liderado pelo almirante russo Nikolai Yevmenov, que atualmente serve como comandante-chefe da Marinha russa. Os exercícios táticos foram realizados nos mares de Chukotka e de Bering e também na península de Chukotka.
Os exercícios tiveram como objetivo manter as comunicações ao longo da Rota Marítima do Norte. Nesta segunda-feira (25), o Ministério da Defesa da Rússia anunciou a conclusão dos exercícios. As forças envolvidas começaram a retornar às suas bases permanentes.
Eles envolveram cerca de 10.000 militares e mais de 50 equipamentos militares, incluindo navios de superfície e embarcações de apoio, submarinos, aviões e helicópteros da aviação naval, sistemas de mísseis costeiros Bal e Bastion e também veículos blindados de rodas e esteiras com alta capacidade de manobra.
"Todos os episódios do exercício são de natureza defensiva e foram projetados para melhorar o treinamento de forças e tropas para ações nas fronteiras do nordeste da Rússia", disse o Ministério da Defesa.