Panorama internacional

Taiwan planeja construir 4 submarinos próprios até 2027 em meio a tensões com a China

Taiwan espera concluir a construção de quatro submarinos nacionais até 2027, declarou o almirante Huang Shuguang, chefe do Programa de Construção de Submarinos em Taiwan.
Sputnik
"Esperamos que até 2025 seremos capazes de terminar a construção de três submarinos, e até 2027 o seu número aumentará para quatro", disse o almirante taiwanês em um briefing citado pela agência central de notícias da ilha.
De acordo com ele, no futuro os submarinos taiwaneses poderão realizar missões de guarda não só nas águas no sudoeste da ilha, mas também no sudeste e leste, bem como nas águas entre o porto de Suao e a ilha japonesa de Yonaguni.
Panorama internacional
China impõe sanções contra 2 empresas americanas de defesa por suposta venda de armas a Taiwan
Segundo o almirante, o principal objetivo disso é bloquear o acesso do Exército de Libertação Popular (ELP) da China à "primeira cadeia de ilhas".
"Submarinos taiwaneses, estadunidenses e outros poderão realizar atividades nas águas a sudoeste, sudeste, leste e nordeste da ilha" explicou ele.
Huang Shuguang disse que o protótipo do primeiro submarino taiwanês será lançado na água em 28 de setembro, depois disso em 1º de outubro serão iniciados testes portuários, mais tarde testes no mar, espera-se que o submarino seja entregue à Marinha da ilha autogovernada antes do final de 2024.
Comentar