"Su-34 se torna o primeiro caça-bombardeiro do mundo capaz de lançar munições estratégicas", disse ele.
O jornalista também citou a opinião do especialista militar Shao Yonglin que afirmou que a "combinação" do Su-34 e dos mísseis de cruzeiro amplia a capacidade da Rússia em realizar ataques de longo alcance e permite atingir alvos com mais precisão.
"As medidas tomadas pela Rússia visam aumentar a pressão sobre a defesa antiaérea do adversário. […] Moscou pode aumentar a intensidade dos ataques à infraestrutura inimiga no outono e no inverno [europeus]", acrescentou Shao Yonglin.
Segundo o especialista, tal decisão agravaria a situação da Ucrânia. Anteriormente, uma fonte da Sputnik informou que Su-34 obteve capacidade de transportar mísseis de cruzeiro de longo alcance, já tendo sido usados na zona da operação militar especial.
Na versão atual, o bombardeiro Su-34 recebeu novas armas. A aeronave também aprimorou as capacidades de reconhecimento, orientação e designação de alvos. Em particular, as aeronaves modernizadas podem utilizar sistemas de reconhecimento universais suspensos, que permitem determinar com precisão as coordenadas e outros parâmetros dos alvos inimigos.