Navios da Marinha Real britânica estão 'carregados' de perigosa fibra mineral

Diversos navios da Marinha Real britânica poderiam conter amianto, informou o The Times, citando James Cartlidge, atual secretário de Estado de Material e Defesa do Reino Unido.
Sputnik
De acordo com a mídia, quatro submarinos britânicos da classe Vanguard, equipados com mísseis balísticos Trident, os destróieres Type 45 da classe Daring, as fragatas Type 23 da classe D, um submarino nuclear da classe Astute, seis caça-minas da classe Duke e 28 helicópteros Wildcat apresentam materiais contendo amianto.
Além disso, o jornal explica que esta substância foi utilizada durante o século XX na construção de tanques, navios e aviões, e indica que se trata de um material natural que pode causar danos pulmonares incuráveis caso seja inalado.
O material, ao ser alterado, é fragmentado em pequenas fibras que deixam cicatrizes nos pulmões, e somente no Reino Unido morrem aproximadamente cinco mil pessoas por ano em decorrência de doenças ligadas ao amianto, segundo James Cartlidge.
As autoridades britânicas, por sua vez, afirmam estar trabalhando em medidas para eliminar o amianto dos equipamentos militares o quanto antes, para manter os marinheiros do país seguros.
Operação militar especial russa
Exército do Reino Unido treina tropas ucranianas no descarte de dispositivos explosivos
Comentar