A chefe do Ministério da Defesa holandês está atualmente em uma visita oficial aos Estados Unidos.
"As entregas reais de caças começarão em algum momento no próximo ano", afirmou Ollongren, em entrevista à MSNBC, respondendo a uma pergunta sobre quando os Países Baixos enviarão os primeiros caças F-16.
Segundo ela, tudo dependerá de quanto tempo levará para treinar os pilotos ucranianos para controlar esses caças.
"Não sabemos quanto tempo levará para prepará-los. Esperamos que leve de seis a oito meses, o que é muito rápido em comparação com o tempo de treinamento de pilotos", disse ela.
A ministra da Defesa acrescentou que agora o país dela está trabalhando na criação de um centro de treinamento na Romênia. "Esperamos que ele seja aberto o mais rápido possível", enfatizou Ollongren.
Anteriormente, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky havia se reunido com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte. Durante a entrevista coletiva conjunta com o presidente ucraniano, Rutte observou que não pode dizer o número exato de caças a disponibilizar, entretanto o país possui 42 caças em estoque.
Mais tarde, a transferência de 19 caças foi anunciada pela premiê da Dinamarca, Mette Frederiksen.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov observou que os EUA e seus satélites da OTAN criam riscos de um confronto armado direto com a Rússia, isso seria repleto de consequências catastróficas.