Panorama internacional

Belarus diz que helicóptero polonês violou seu espaço aéreo e envia aviões militares; Varsóvia nega

Nesta quinta-feira (28), Belarus disse que um helicóptero polonês violou seu espaço aéreo e disse que, em resposta, enviou aeronaves militares ao local. A suposta ação eleva ainda mais as tensões entre os dois países.
Sputnik
A Polônia negou "inequivocamente estes relatórios" e disse que "nenhum dos helicópteros poloneses cruzou o espaço aéreo de Belarus", declarou um porta-voz do Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia à Reuters.

"Por volta das 15h20 [09h20 do horário de Brasília], a aeronave cruzou a fronteira da República de Belarus, voou a uma profundidade de até 1,5 quilômetro. Às 16h22 [10h22 de Brasília], o helicóptero violou repetidamente a fronteira do Estado, indo a 300 metros de profundidade", afirmou o Ministério da Defesa belarusso.

O Ministério das Relações Exteriores belarusso convocou o encarregado de Negócios polonês, Marcin Wojciechowski, para protestar e exigiu que Varsóvia conduzisse "uma investigação objetiva sobre o incidente" e tomasse medidas para prevenir tais incidentes no futuro.
A suposta ação eleva claramente as tensões entre os dois países que se encontram em progressiva divergência, principalmente depois que a Polônia decidiu fechar uma parte de sua fronteira com Belarus e envio um grande número de tropas militares para região.
Panorama internacional
Polônia planeja mover cerca de 10 mil soldados para fronteira com Belarus, diz ministro da Defesa
Em agosto, Varsóvia também acusou Minsk de violar seu espaço aéreo, e os atritos fizeram com que os Estados Unidos, através da OTAN, lançaram um comunicado dizendo que "não consideram que a OTAN esteja diante de um cenário em que deva trazer seu Artigo 5 de defesa coletiva", conforme noticiado.
Comentar