Panorama internacional

Eleitores dos EUA estão 'muito preocupados' com saúde cognitiva de Biden, diz pesquisa

Uma recente pesquisa eleitoral feita por uma empresa de comunicação estadunidense revelou que mais da metade dos americanos estão "muito preocupados" com a saúde cognitiva do atual presidente dos EUA, Joe Biden.
Sputnik
A preocupação dos eleitores reflete a insatisfação do público americano com a atuação do octogenário na presidência e no seu posicionamento como próximo candidato do Partido Democrata para as eleições de 2024.
A pesquisa, conduzida pela empresa NewsNation/Decision Desk HQ e divulgada nesta quinta-feira (28), tinha como foco perguntas sobre os candidatos do Partido Republicano, mas continha duas perguntas sobre Biden.
A primeira perguntava: "Quão preocupado você está com a possibilidade de a saúde cognitiva de Joe Biden afetar sua capacidade de servir outro mandato como presidente com eficácia?". Dos entrevistados, 52,21% disseram estar "muito preocupados" e outros 22,1% afirmaram estar "relativamente preocupados". Outros 12,51% disseram estar "pouco preocupados" e 13,19% disseram que não se importam.
Quando as eleições de novembro de 2024 começarem, Biden estará a 15 dias de completar 82 anos. Quando o seu mandato terminar, supondo que vença, Biden terá 87 anos, já que o seu aniversário é no final de novembro e os mandatos presidenciais terminam em janeiro, após a eleição.
Panorama internacional
Biden admite não saber como evitar possível paralisação do governo
A outra pergunta sobre o atual presidente era: "Se Joe Biden for o candidato democrata em 2024, a idade dele afetaria sua decisão sobre em quem votar?". Para esta, 40,17% afirmaram que esse dado "impacta fortemente" sua decisão e outros 18,84% disseram que teria um impacto mediano. Um pouco mais de 13% afirmaram que o impacto seria pequeno e 27,79% de entrevistados disseram que a idade de Biden não teria influência alguma na sua escolha de candidato.
Os pesquisadores fizeram perguntas idênticas sobre o ex-presidente Donald Trump, que é apenas três anos mais novo que Biden e é um dos favoritos para concorrer ao cargo pelo Partido Republicano.
Neste caso, 38,8% dos eleitores disseram estar "muito preocupados" com a saúde cognitiva de Trump, enquanto 20,76% disseram estar "relativamente preocupados". Aproximadamente 23% dos entrevistados disseram não estar preocupados com a saúde mental de Trump.
Panorama internacional
EUA não deixaram pistas de seu envolvimento nas explosões dos Nord Stream, afirma jornalista Hersh
Comentar