Panorama internacional

Em visita a Kiev, Stoltenberg volta a dizer que entrada da Ucrânia na OTAN é uma 'questão de tempo'

Em julho deste ano, Stoltenberg já havia dito que a Ucrânia estava "mais perto do que nunca" de ingressar na Aliança Atlântica.
Sputnik
Em uma entrevista após visita surpresa a Kiev hoje (28) encontro com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, Stoltenberg enfatizou que a entrada da Ucrânia na OTAN é "uma questão de tempo".
O secretário-geral anunciou que a OTAN tinha agora contratos abrangentes em vigor com empresas de armamento no valor de € 2,4 milhões (R$ 12,7 milhões) para munições essenciais.
Por sua vez, Zelensky aproveitou a visita, que também contou com a presença dos ministros da Defesa do Reino Unido e da França, para fazer lobby por mais sistemas de defesa aérea.

"O secretário-geral concordou em empreender esforços para nos ajudar e apoiar nesta questão [de defesa aérea], para mobilizar os Estados-membros da aliança", afirmou o presidente ucraniano.

Moscou já declarou diversas vezes que qualquer arma enviada para o território ucraniano será alvo legítimo das Forças Armadas russas.
Hoje (27), o governo russo anunciou que aumentará os gastos com defesa em quase 70% para o próximo ano, canalizando recursos maciços para a sua operação na Ucrânia a fim de combater o que classifica de "conflito híbrido" desencadeado pelo Ocidente.
Comentar