Panorama internacional

Soldado ucraniano aparece em vídeo usando camisa com o símbolo da águia nazista

Jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que é radicado no Brasil, ironizou a postagem: "Vídeo lindo e adorável, incluindo a camiseta. Alguém sabe o que isso representa?"
Sputnik
Uma postagem na rede social X (antigo Twitter) do Superhumans Center, um centro de reabilitação para soldados da Ucrânia, chamou a atenção do jornalista americano Glenn Greenwald na última quarta-feira (27).
A postagem trazia um vídeo de um soldado ucraniano em reabilitação, com próteses nas pernas, cercado pela esposa e por duas filhas.
Mas o que parecia um momento de união em família se mostrou algo aterrador. Isso porque a camisa usada pelo soldado no vídeo trazia a imagem de uma águia nazista, um dos emblemas usados pelo regime de Adolf Hitler e que é adornado com uma suástica.
No caso da foto do soldado, a única diferença é que, no lugar da suástica, a águia trazia o brasão da Ucrânia.
Panorama internacional
Símbolos nazistas em soldados ucranianos colocam Ocidente em posição controversa, diz mídia
"Quando seu pai e seu marido são heróis de guerra, você tem uma vontade incontrolável de cobri-los de beijos, a cada segundo, minuto e hora. Glória aos heróis!", diz o texto da publicação, que termina com uma exclamação usada por ucranianos nacionalistas que é uma cópia da saudação usada na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
"Vídeo lindo e adorável, incluindo a camisa", escreveu Greenwald na rede social, acrescentando a pergunta retórica: "Alguém sabe o que isso representa?"
Em seguida, o jornalista americano ironizou a possibilidade de o soldado gravado ser convidado ao Parlamento canadense para receber uma homenagem.
A ironia se referia a um escândalo ocorrido na semana passada, quando o soldado nazista ucraniano Yaroslav Hunka foi aplaudido de pé na Câmara dos Comuns do Canadá, na presença do primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, e do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.
Após o comentário de Greenwald, a repercussão negativa levou o centro de reabilitação a apagar a postagem.
O jornalista, então, publicou outro texto, questionando a frequência com que nazistas vêm sendo acidentalmente homenageados.
Outro caso de: "Lamentamos muito termos celebrado, acidentalmente, um nazista declarado usando insígnias nazistas ao tentar exaltar os combatentes ucranianos". É estranha a frequência com que isso vem acontecendo, não? Talvez tenha algum significado?
O uso de símbolos nazistas tem sido uma constante por parte de soldados e membros do alto escalão do governo ucraniano desde o início do conflito com a Rússia.
Comentar