Notícias do Brasil

Lula está consciente e se recupera bem de cirurgia no quadril

Luiz Inácio Lula da Silva participa do encerramento dos cursos de formação profissional da Polícia Federal, na sede da Academia Nacional de Polícia. Brasília (DF), 5 de setembro de 2023
Segundo equipe médica, cirurgia correu bem e sem intercorrências. Expectativa é que a recuperação do presidente leve em torno de três semanas.
Sputnik
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia bem-sucedida e sem intercorrências no quadril nesta sexta-feira (29). A informação foi dada em uma coletiva da equipe médica do hospital Sírio-Libanês, em Brasília, composta pelos médicos Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio e Giancarlo Polesello.
Segundo a equipe, o presidente está consciente e conversando com pessoas próximas. A cirurgia começou por volta de meio-dia e durou cerca de três horas. O procedimento durou mais tempo que o esperado porque foi incluída uma cirurgia plástica nas pálpebras do presidente conhecida como blefaroplastia.
Presidente russo, Vladimir Putin (à esquerda), e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, antes da sessão de trabalho do G8, Alemanha, 8 de junho de 2007
Panorama internacional
Lula, Putin e as perspectivas da parceria Brasil–Rússia para a América Latina e para o mundo
De acordo com a equipe, não houve necessidade de colocar Lula em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) e o presidente já está internado em um quarto normal.
A expectativa é que a recuperação do presidente leve em torno de três semanas. Segundo a médica Ana Helena Germoglio, diante do quadro atual do presidente, a previsão é de uma recuperação excelente.

"Hoje ele já está se movendo, então a recuperação tende a ser excelente", disse.

Durante o período de recuperação, Lula deve trabalhar no Palácio da Alvorada. De acordo com a equipe médica, ele também terá de ficar entre três e quatro semanas sem viajar.
Lula passou por uma cirurgia no quadril para implantar uma prótese na cabeça do fêmur, por conta de dores causadas por artrose.
Comentar