Ciência e sociedade

Misteriosos 'círculos de fadas' se espalham pelo planeta, aponta estudo

O fenômeno foi identificado em mais de 15 países e pode estar associado à degradação dos ecossistemas decorrente da mudança climática.
Sputnik
Também chamadas de "círculos de fadas", as enigmáticas impressões circulares encontradas em solos áridos, que há décadas intrigam cientistas, estão se espalhando pelo globo terrestre.
Estudo publicado nesta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), feito pela Universidade de Alicante, na Espanha, mapeou 263 locais com esse padrão, em 15 países de três continentes.
Com o uso de inteligência artificial, a pesquisa identificou em imagens de satélites a presença desses anéis formados por vegetação, que até então haviam sido observados apenas na Namíbia e na Austrália.
Ciência e sociedade
Descobrem em caverna na Espanha cestas de 9.500 anos em estado de conservação incrível (FOTOS)
"Nosso estudo proporciona evidências de que as formações de vegetação em círculos de fadas são mais comuns do que se pensava anteriormente, o que nos permite compreender globalmente os fatores que afetam essa distribuição", comentou um dos autores da pesquisa, Manuel Delgado Baquerizo.
Os resultados apontaram que o fenômeno é mais preponderante em locais com solos mais secos, alto teor alcalino e baixa concentração de hidrogênio, como Madagascar, Chifre da África, Saara Ocidental, centro-oeste da Ásia.
Não faltam teorias para as misteriosas formações, mas, de acordo com pesquisadores, não há explicação conclusiva para esse fenômeno global.

"Os dados abrem porta para investigações sobre se esses padrões espaciais são indicadores da degradação dos ecossistemas com a mudança climática, como ocorre com outros padrões espaciais da vegetação em zonas áridas", declarou o pesquisador Miguel Berdugo, coautor do estudo.

Comentar