A rocha, que oficialmente foi denominada de Montanha Média, foi detectada pela primeira vez em 6 de setembro, e na imagem aparece rodeada por outras. Dois dias depois, à rocha foi tirada uma fotografia em primeiro plano.
Em comunicado, a agência espacial dos EUA sugeriu que a forma peculiar da rocha se deve a um processo conhecido como endurecimento.
O Rover Perseverance da NASA descobriu uma formação rochosa curiosa semelhante a um chapéu mexicano na superfície da cratera Jezero em Marte.
Isto significa que sua superfície exposta endurece devido à erosão química, enquanto há também um relativo amolecimento do interior, ou ao endurecimento do exterior devido a formação de uma crosta. Isto pode fazer com que o interior da rocha se corroa, criando formas curiosas e de aparência oca.
"Ambas as possibilidades deste processo de endurecimento estão em geral estreitamente associadas a interações água-rocha perto da superfície, pelo que isto poderia ter implicações interessantes quando ao clima e à água superficial no passado de Marte", explica o comunicado da NASA.