Panorama internacional

Alemanha e Japão aprofundam negociações para 'serviços cruzados de defesa' e exercícios conjuntos

O Japão vai iniciar negociações formais com o governo da Alemanha sobre um acordo que permitirá às suas Forças Armadas trocarem combustível e outros fornecimentos, em uma medida que visa facilitar o caminho para exercícios conjuntos.
Sputnik
O pacto, nomeado Acordo de Aquisição e Serviços Cruzados (ACSA, na sigla em inglês) "deverá não apenas contribuir para a segurança do Japão, mas também ajudar Tóquio e Berlim a darem uma contribuição mais ativa para a paz e a segurança da comunidade internacional", disse o Ministério das Relações Exteriores japonês ontem (29).
O ministério acrescentou que o Japão busca uma conclusão rápida das negociações. O país asiático já assinou acordos semelhantes com outros países, incluindo os Estados Unidos, Austrália, França, Reino Unido e Índia.
Tóquio e Berlim estão gradativamente aprofundando a cooperação em segurança, relata o Nikkei Asia. No ano passado, as suas Forças Aéreas realizaram pela primeira vez exercícios conjuntos no espaço aéreo japonês.
Os planos para discutir os quadros jurídicos necessários para tal cooperação foram confirmados no ano passado em uma reunião com chefes da Defesa de ambos os países, escreve a mídia.
Alemanha e Japão iniciam exercícios navais conjuntos no Pacífico (FOTOS)
Comentar