O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou nesta segunda-feira (2) duas portarias para reforçar o enfrentamento à violência e ao crescimento de organizações criminosas no Rio de Janeiro e na Bahia, nos dois estados que têm enfrentado uma onda de violência nos últimos meses.
Segundo o G1, o ministério afirma que a iniciativa visa enfrentar "problemas estruturais como vulnerabilidade de fronteiras e divisas, transnacionalidade do crime, deficiência na recuperação de ativos, baixa integração e deficiência estrutural das polícias".
O programa deve ser implementado de forma gradual e desenvolvido por meio de ações ao longo dos próximos três anos. Seus eixos de atuação vão ser a integração institucional e informacional; o aumento da eficiência dos órgãos policiais; integração na atuação em portos, aeroportos, fronteiras e divisas; o aumento da eficiência do sistema de Justiça Criminal; e a cooperação entre os entes de segurança.
A portaria prevê R$ 20 milhões em recursos federais adicionais a serem investidos na segurança pública do estado da Bahia. De acordo com o G1, apenas em setembro, foram registradas 68 mortes em confrontos com a polícia no estado.
Já para o Rio de Janeiro, a portaria autoriza a atuação da Força Nacional para apoiar as equipes policiais que têm tido dificuldades no combate ao crime organizado. No último fim de semana (30), chegou a haver toque de recolher em Anchieta, bairro da Zona Norte da cidade.