Panorama internacional

Síria denuncia ataque aéreo israelense no leste do país

Segundo Ministério da Defesa da Síria, ataque deixou dois militares sírios feridos. País é alvo de investidas sistemáticas de Israel e saques de petróleo por parte dos EUA.
Sputnik
Forças israelenses lançaram um ataque aéreo no leste da Síria, na cidade de Deir ez-Zor, nesta segunda-feira (2), deixando pelo menos dois militares sírios feridos. A informação foi dada em comunicado do Ministério da Defesa da Síria.

"Na noite de 2 de outubro de 2023, por volta das 23h50 [hora local, 17h50 no horário de Brasília], o inimigo israelense lançou um ataque aéreo contra uma série de posições de nossas Forças Armadas nas proximidades da cidade de Deir ez-Zor. Como resultado do ataque, dois militares ficaram feridos e alguns danos materiais foram causados."

Panorama internacional
Sanções contra a Síria impedem recuperação da situação no país e o regresso dos refugiados, diz Irã
Israel promove ataques ao território sírio de forma sistemática, apesar das numerosas denúncias de Damasco ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, que destacam que tais ações são um ataque à soberania da Síria e ameaçam a estabilidade regional.
Por sua vez, o governo israelense justifica os ataques apontando a suposta presença de milícias iranianas e libanesas no território sírio, consideradas por Israel um risco à sua segurança. O principal temor de Israel é a influência do Irã sobre Síria, Líbano, Iraque e outros países do Oriente Médio que não cultivam boas relações com Israel.
Além dos ataques sistemáticos israelenses, a Síria sofre com constantes saques de petróleo por parte dos Estados Unidos, que mantêm tropas no país. Nesta segunda-feira, um comboio dos EUA foi flagrado contrabandeando petróleo da Síria para o Iraque.
Comentar