"O Ocidente se viu em uma situação muito instável. Esta derrota da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e do Ocidente foi ocasionada por avaliação inteiramente errada da Rússia. Nós a subestimamos completamente. Os nossos funcionários – tanto políticos como militares – se mostraram inúteis. De tal forma que eles não foram capazes de avaliar corretamente a Rússia", afirma o especialista.
Bern observou que os países ocidentais queriam quebrar a Rússia, apostando na vitória de Kiev no conflito na Ucrânia e tentando pressionar Moscou por meio de sanções, mas, no final aconteceu que as Forças Armadas da Ucrânia não conseguem obter sucesso, e as restrições impostas a Moscou só prejudicaram a própria Europa.
"Nós juntamos à OTAN, percorremos todo esse caminho e enviamos muitas armas para a Ucrânia. Entretanto, todos esses canhões foram destruídos. Os russos estão destruindo os nossos tanques e veículos de combate. Alguns meses atrás, todo o mundo estava falando sobre os sistemas Patriot, que supostamente protegeriam o espaço aéreo da Ucrânia. Mas agora ninguém fala dos sistemas Patriot, porque os russos destruíram tudo", concluiu Bern.
Anteriormente, o presidente da Rússia Vladimir Putin havia dito que a política de contenção e enfraquecimento da Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente, e as restrições causaram um duro golpe em toda a economia mundial.