Cerca de 4,5 mil membros das Brigadas Al-Quds, segundo maior grupo de Gaza, atrás do movimento islâmico Hamas, participaram da parada militar, segundo um porta-voz do grupo palestino.
Durante o evento, foram apresentados foguetes em cima de caminhões, mísseis e três tipos diferentes de drones. Segundo o representante do movimento, parte do armamento é produzido localmente.
"Um dos mísseis exibidos é fabricado localmente e ainda não foi usado contra o inimigo [Israel]", afirmou a fonte em declarações à AFP.
Movimento da Jihad Islâmica exibe mísseis em seu poder
© AFP 2023 / MAHMUD HAMS
"Os novos mísseis Buraq têm um alcance de 85 quilômetros, e os mísseis Badr 3 aprimorados têm uma ogiva explosiva que pesa 400 quilos", destacou o porta-voz. Os drones, disse, podem atacar alvos "profundos" em Israel.
Militantes palestinos exibem drones em posse do movimento da Jihad Islâmica
© AFP 2023 / MAHMUD HAMS
Nos últimos anos, as forças da Jihad Islâmica em Gaza se envolveram em diversos confrontos com as tropas israelenses. O mais recente ocorreu em maio, quando cinco dias de combate resultaram na morte de 34 palestinos, incluindo seis comandantes do grupo militante, e um israelense.
36º aniversário da Jihad Islâmica tem parada militar com foguetes
© AFP 2023 / MAHMUD HAMS
Gaza se encontra sob um bloqueio liderado por Israel desde 2007, quando o Hamas assumiu o controle da região costeira.