A russofobia é o critério para adesão à União Europeia (UE). A declaração foi dada, nesta sexta-feira (6), pela representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em resposta a declarações da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Nesta sexta, durante uma cúpula da UE em Granada, na Espanha, Von der Leyen comentou os critérios para adesão de novos membros ao bloco. Recentemente, o bloco vem discutindo um possível relaxamento dos critérios para adesão, no intuito de acelerar a entrada da Ucrânia.
"Todas as decisões sobre a admissão de novos países na UE serão tomadas apenas com base nos seus méritos, não haverá concessões", disse Von der Leyen.
Em uma postagem nas redes sociais, Zakharova replicou as declarações de Von der Leyen e afirmou que não há mais critério para adesão ao bloco além da russofobia.
"Ou seja, os critérios já foram abolidos. O que resta é o 'mérito'. Agora a adesão só pode ser conquistada. Obviamente, a única forma de fazer isso é fazendo favores no campo da russofobia", escreveu Zakharova.