Muitos edifícios foram danificados, prendendo pessoas sob os escombros e houve pelo menos três fortes tremores secundários. Os sobreviventes descreveram o seu terror quando os edifícios de escritórios primeiro tremeram, e depois desabaram à sua volta, de acordo com a BBC.
O chefe de gestão de desastres da província, Mosa Ashari, disse aos repórteres: "Até agora, mais de 1.000 mulheres, crianças e idosos feridos foram incluídos nos nossos registos e cerca de 120 pessoas perderam a vida", afirmou.
Herat está localizada a 120 quilômetros a leste da fronteira com o Irã e é considerada a capital cultural do Afeganistão. Estima-se que 1,9 milhão de pessoas vivam na província.
O Afeganistão é frequentemente atingido por terremotos – especialmente na cordilheira Hindu Kush, que fica perto da junção das placas tectônicas da Eurásia e da Índia. Em junho do ano passado, a província de Paktika foi atingida por um terramoto de magnitude 5.9 que matou mais de 1.000 pessoas e deixou dezenas de milhares de desalojados.