Panorama internacional

Ante conflito israelo-palestino, secretário-geral da Liga Árabe viaja a Moscou para falar com Lavrov

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, partiu para Moscou em visita de trabalho a convite do ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, informou a organização regional em um comunicado no domingo (8).
Sputnik
"A visita incluirá uma série prolongada de conversas com Lavrov sobre várias questões de interesse de ambos os lados, incluindo questões regionais e internacionais, em particular a atual escalada na Faixa de Gaza", diz o comunicado oficial.
Lavrov vai manter um encontro com o secretário-geral da Liga Árabe na segunda-feira (9), disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, à Sputnik.
O representante permanente da Palestina na Liga Árabe, embaixador Mohannad Akhlaq, anunciou hoje (8) o envio de um memorando a pedido da liderança palestina, solicitando a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da organização o mais rápido possível, segundo o comunicado da agência de notícias WAFA.
O objetivo da reunião é discutir formas de mobilização política a nível árabe e internacional para interromper a agressão israelense na Faixa de Gaza, oferecer proteção internacional ao povo palestino e alcançar a paz e a segurança com base no direito internacional, em resoluções internacionais legítimas e na Iniciativa de Paz Árabe.
Ambos os relatórios foram divulgados enquanto Israel continua sua ofensiva contra a Faixa de Gaza em resposta a um ataque sem precedentes lançado pelo movimento islâmico Hamas a partir da Faixa de Gaza em 7 de outubro.
Exército israelense: Israel terá dias difíceis pela frente com combates duros
O Hamas anunciou, no sábado (7), a operação Dilúvio de Al-Aqsa contra Israel, enquanto as FDI declararam o início da operação Espadas de Ferro contra o Hamas na Faixa de Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país estava em estado de guerra e disse que havia ordenado uma mobilização geral de reservistas.
Comentar