Panorama internacional

Avião da FAB parte de Israel com 211 brasileiros resgatados

Outros cinco voos de resgate estão previstos até domingo (15). Governo federal também negocia o resgate de 26 brasileiros em Gaza por meio da fronteira com o Egito.
Sputnik
O primeiro dos seis aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizados pelo governo federal para resgatar brasileiros do confronto entre Israel e o movimento palestino Hamas decolou de Tel Aviv nesta terça-feira (10), trazendo a bordo 211 passageiros.
O avião do modelo KC-390, o maior já operado pela FAB, voará direto para Brasília, onde deve aterrissar na madrugada de quarta-feira (11). A prioridade foi dada a brasileiros que moram no Brasil e não tinham passagem de volta comprada antes do início do conflito. De acordo com a FAB, o avião levou a bordo cinco profissionais de saúde, sendo dois médicos, dois enfermeiros e um psicólogo, para auxiliar os resgatados.
A operação de resgate está sendo conduzida em conjunto pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo Ministério da Defesa e pela FAB. Segundo o Itamaraty, mais cinco voos de resgate estão previstos até o próximo domingo (15). O órgão divulgou um formulário on-line para brasileiros em Israel interessados em repatriação.
Em sua conta na rede social X (antigo Twitter), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo federal está trabalhando para trazer para o Brasil todos os cidadãos do país que solicitarem resgate.
O governo federal também busca repatriar 26 brasileiros que estão em Gaza. Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores informou, em nota, que o Escritório de Representação em Ramallah segue em contato com os brasileiros sitiados na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região.
"A Embaixada do Brasil no Cairo, por sua vez, segue em contato com as autoridades egípcias para verificar a viabilidade da passagem segura para o Egito dos nacionais interessados em serem retirados da Faixa de Gaza."
Comentar