As Forças de Defesa de Israel (FDI) reportaram disparos de foguetes vindos do sul da Síria, na noite desta terça-feira (10, madrugada de quarta-feira, 11, em Israel).
"Vários foguetes vindos da Síria foram registrados em território israelense", disse um comunicado da instituição.
De acordo com as FDI, os projéteis penetraram o território israelense. Acredita-se que tenham caído em áreas abertas, e não há relatos de vítimas fatais, feridos ou danos a estruturas. O comunicado acrescentou que os soldados israelenses lançaram um ataque contra o sul da Síria, no ponto de onde partiram os foguetes.
As FDI também realizaram um ataque a 70 alvos em Daraj Tuffah, um distrito de Gaza que, segundo as FDI, tem sido usado pelo Hamas para lançar ataques contra Israel.
"Dezenas de caças atingiram mais de 70 alvos na área de Daraj Tuffah. A área de Daraj Tuffah é usada como centro terrorista para a organização terrorista Hamas, de onde partiram muitos ataques terroristas contra Israel", disse o comunicado das FDI.
Escalada do conflito israelo-palestino
Na manhã do último sábado (7), o Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza. O Exército israelense relatou mais de 3 mil foguetes disparados do enclave e a incursão de dezenas de palestinos armados nas áreas da fronteira sul de Israel. Civis e militares israelenses foram tomados como reféns pelo Hamas e levados para Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está em estado de guerra e ordenou uma convocação recorde de 300 mil reservistas.
Até o momento foram contabilizadas pelo menos 1.900 vítimas fatais do conflito, sendo 900 palestinos e mil israelenses.
O conflito israelo-palestiniano está relacionado com os interesses territoriais das partes, que têm sido uma fonte de tensão na região há muitas décadas. Em 1947, com papel ativo da Rússia, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou a criação de dois Estados. Porém, apenas o Estado de Israel foi fundado.
Em 1967, Israel ampliou seu território, após a Guerra dos Seis Dias. Os palestinos exigem a criação do Estado Palestino, com base nos limites vigentes antes de 1967.