Panorama internacional

Secretário de Estado dos EUA irá a Israel em meio à escalada de violência com Palestina

Antony Blinken discursa em evento na Universidade do Texas, em Austin. EUA, 4 de outubro de 2023
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, viajará a Tel Aviv na próxima quinta-feira (12), anunciou o Departamento de Estado, nesta terça-feira (10). A visita ocorre em meio à escalada de violência na região, depois que o grupo Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel, no último sábado (7).
Sputnik
De acordo com o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, a expectativa é que Blinken chegue a Tel Aviv na próxima quinta-feira (12), para avaliar a situação e discutir a forma como Washington poderá apoiar "ainda mais" o governo israelense. Pelo menos 17 cidadãos americanos foram mortos no confronto, e vários encontram-se reféns do Hamas, segundo Miller.
O presidente norte-americano, Joe Biden, voltou a afirmar nesta manhã que os EUA "fornecerão tudo para que Israel possa se defender" dos ataques do Hamas. Também declarou que pedirá que o Congresso americano vote "ação urgente para ajudar a financiar nosso parceiro fundamental".
Tensões entre Israel e Hamas já provocaram diversos ataques na Faixa de Gaza nos últimos anos. Foto publicada em 13 de maio de 2021
Panorama internacional
Inteligência dos EUA falhou ao não detectar ataque surpresa do Hamas, diz ex-presidente da Câmara
Biden adiantou que serão enviadas munições e material para interceptação de foguetes, mas que não há previsão de envio de militares norte-americanos para atuarem ao lado de Israel. Os EUA já enviaram suprimentos de defesa aérea, armamentos e outros tipos de assistência para o aliado.
Comentar