Ciência e sociedade

Descobrem no Templo de Esna no Egito relevos astroteológicos que retratam deuses (FOTOS)

A missão arqueológica egípcio-alemã descobriu mais relevos originais e gravuras nas paredes e nos tetos do Templo de Esna, em Luxor, que retratam cenas astroteológicas incluindo deuses e deusas que representam corpos celestes e um zodíaco.
Sputnik
A descoberta foi feita durante os trabalhos de restauração no templo. A missão descobriu uma cena exibindo a deusa Sothis no início da inundação do Nilo e outra cena representando o deus do sol Khnum-Re, retratado com quatro cabeças de carneiro, escreve Ahram Online.
Christian Leitz, chefe da missão do lado alemão, explicou que o principal tema deste relevo é Orion e Sothis que personificava a estrela Sirius. As estrelas que compõem a constelação moderna de Orion, cuja estrela mais brilhante é Rigel, está associada com o deus Osíris.
Relevos astroteológicos descobertos nos tetos e paredes do Templo de Esna, em Luxor, no Egito
"Durante os trabalhos de conservação, muitas inscrições novas de tinta vieram à luz que eram anteriormente despercebidas devido à espessa camada de fuligem [sujeira dos últimos 2.000 anos]", disse Hisham El-Leithy, chefe da missão do lado egípcio. Os visitantes do templo agora poderão admirar as novas cenas.
Ele apontou que entre ela há um relevo do zodíaco encontrado no teto do salão colunado do templo. Ele contém todos os doze signos do zodíaco, os planetas exteriores – Marte, Júpiter e Saturno, bem como representações das chamadas sete setas e constelações usadas pelos antigos egípcios para medir o tempo.
1 / 2
Relevos astroteológicos descobertos nos tetos e paredes do Templo de Esna, em Luxor, no Egito.
2 / 2
Relevos astroteológicos descobertos nos tetos e paredes do Templo de Esna, em Luxor, no Egito.
As gravuras serão analisadas mais detalhadamente para conseguir mais respostas às inúmeras perguntas.
Comentar