Segundo a pesquisa, realizada pela Atlas Intel e divulgada nesta quarta-feira (11), Sergio Massa possui 30,6% das intenções de voto, enquanto Javier Milei e Patricia Bullrich estão empatados tecnicamente, com 25,2% e 25%, respectivamente. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Já Juan Schiaretti, do Partido Justicialista, o mesmo do atual presidente, Alberto Fernández, contou com 11,8% das intenções de voto. Myriam Bregman, do Partido dos Trabalhadores Socialistas, aparece com 3,9%. O número de indecisos foi de apenas 2,1%, enquanto votos brancos e nulos totalizaram 0,7%.
O resultado, no entanto, não garante a vitória de Massa.
Sob o sistema eleitoral argentino, para vencer no primeiro turno o candidato precisa ter pelo menos 45% dos votos, ou então 40% com uma diferença de dez pontos percentuais em relação aos demais candidatos. Se essas condições não forem atingidas, a eleição vai para o segundo turno, onde vence quem possuir mais votos.
Análise do segundo turno das eleições argentinas
Por esse resultado, a corrida eleitoral argentina parece ir para um segundo turno, cenário que também foi analisado pela pesquisa da Atlas Intel. Foram comparados os embates entre Massa e Milei, Bullrich e Massa e Milei e Bullrich.
Massa × Milei: segundo a pesquisa, a vitória é de Javier Milei, pontuando 41% frente a 39,3% de Sergio Massa; brancos, nulos ou indecisos são 19,7% nessa situação;
Bullrich × Massa: a vitória é ainda mais clara para Patricia Bullrrich, com 42,3% frente a 37,2% de Sergio Massa; brancos, nulos e indecisos somam 20,4%;
Milei × Bullrich: nesse caso a vitória é novamente de Patricia Bullrich, com 37,4%, enquanto Javier Milei pontua 32,3%; brancos, nulos e indecisos somam a maior taxa aqui, com 30,3%.