Panorama internacional

Eleições na Argentina: Sergio Massa abre vantagem sobre Javier Milei

Uma pesquisa realizada após o debate eleitoral argentino de domingo (8) apontou que o candidato governista, Sergio Massa (Unión por la Patria), abriu uma vantagem na liderança sobre seus principais rivais, Javier Milei, do La Libertad Avanza, e Patricia Bullrich, do Juntos por el Cambio.
Sputnik
Segundo a pesquisa, realizada pela Atlas Intel e divulgada nesta quarta-feira (11), Sergio Massa possui 30,6% das intenções de voto, enquanto Javier Milei e Patricia Bullrich estão empatados tecnicamente, com 25,2% e 25%, respectivamente. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Juan Schiaretti, do Partido Justicialista, o mesmo do atual presidente, Alberto Fernández, contou com 11,8% das intenções de voto. Myriam Bregman, do Partido dos Trabalhadores Socialistas, aparece com 3,9%. O número de indecisos foi de apenas 2,1%, enquanto votos brancos e nulos totalizaram 0,7%.
O resultado, no entanto, não garante a vitória de Massa.
Sob o sistema eleitoral argentino, para vencer no primeiro turno o candidato precisa ter pelo menos 45% dos votos, ou então 40% com uma diferença de dez pontos percentuais em relação aos demais candidatos. Se essas condições não forem atingidas, a eleição vai para o segundo turno, onde vence quem possuir mais votos.
Panorama internacional
Presidente da Argentina faz queixa criminal contra Javier Milei por 'intimidação pública'

Análise do segundo turno das eleições argentinas

Por esse resultado, a corrida eleitoral argentina parece ir para um segundo turno, cenário que também foi analisado pela pesquisa da Atlas Intel. Foram comparados os embates entre Massa e Milei, Bullrich e Massa e Milei e Bullrich.
Massa × Milei: segundo a pesquisa, a vitória é de Javier Milei, pontuando 41% frente a 39,3% de Sergio Massa; brancos, nulos ou indecisos são 19,7% nessa situação;
Bullrich × Massa: a vitória é ainda mais clara para Patricia Bullrrich, com 42,3% frente a 37,2% de Sergio Massa; brancos, nulos e indecisos somam 20,4%;
Milei × Bullrich: nesse caso a vitória é novamente de Patricia Bullrich, com 37,4%, enquanto Javier Milei pontua 32,3%; brancos, nulos e indecisos somam a maior taxa aqui, com 30,3%.
Panorama internacional
Economista aposta em entrada da Bolívia no Mercosul até 2024; quais as vantagens para o bloco?
Comentar