Panorama internacional

Legisladores dos EUA resistem em vincular ajuda para Israel e Ucrânia: 'Seria erro agrupá-los'

Alguns deputados republicanos dos Estados Unidos disseram nesta quarta-feira (11) que resistiriam a qualquer pedido de financiamento do presidente Joe Biden que combinasse ajuda militar para Israel e Ucrânia, em meio à resistência de alguns republicanos em obter mais assistência a Kiev.
Sputnik
O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse a repórteres em entrevista coletiva hoje (11) que os parâmetros para o pedido de financiamento adicional do governo ao Congresso não haviam sido finalizados.
Biden e membros do Congresso de ambos os partidos comprometeram-se a fazer todo o possível para apoiar Israel após um ataque sem precedentes de militantes do Hamas no sábado (8).
Mas a Casa ainda tem de abordar a necessidade de fornecer mais financiamento à Ucrânia. Biden pediu em agosto que aprovasse novo pacote bilionário para Kiev, mas o pedido não foi aprovado.
O deputado republicano Don Bacon disse a repórteres que apoiava a ajuda a Israel e à Ucrânia, mas achava que deveriam ser consideradas separadamente. "Eu apoio ambos, mas acho que seria um erro agrupá-los", disse ele.
Um grupo expressivo de republicanos critica há meses a assistência ao país do Leste Europeu, acusando Kiev de não conseguir combater suficientemente a corrupção, o que as autoridades ucranianas e norte-americanas negam.
Panorama internacional
'EUA correm risco de minar suas próprias Forças Armadas ao armar Ucrânia e Israel', diz ex-Pentágono
Os EUA vivem uma verdadeira turbulência em sua política, especialmente depois da queda do líder da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, na semana passada. Algo que aconteceu pela primeira vez na história do Congresso norte-americano.
A instabilidade é tanta que fez Biden ligar para seus aliados da OTAN para reafirmar que Washington continuará com seu apoio a Kiev.
Comentar