O Ministério das Relações Exteriores decidiu adiar em um dia o resgate de brasileiros que estão sitiados em Gaza, que estava previsto para esta sexta-feira (13).
A decisão foi tomada diante de bombardeios realizados por Israel, que tornou insegura a retirada dos brasileiros. Por ser noite em Gaza, horário em que os ataques do Exército israelense se intensificam, a orientação dada aos brasileiros foi passar mais uma noite na escola católica onde estão abrigados.
Segundo o Itamaraty, cerca de 20 brasileiros, a maioria mulheres e crianças, aguardam para serem resgatados em um ônibus que já se encontra no local.
A expectativa é que eles sejam transportados na manhã de sábado (14), e devem percorrer um trajeto de cerca de 40 quilômetros até o sul de Gaza, na cidade de Rafah, onde cruzarão a fronteira com o Egito.
Ao chegar no Egito, eles serão transportados para o Cairo. De lá, serão enviados para o Brasil em uma operação da Força Aérea Brasileira (FAB).
Nesta sexta-feira (13), um novo voo da FAB decolou de Israel, trazendo 207 brasileiros resgatados, que devem chegar ao Brasil, no Rio de Janeiro, no início da madrugada de sábado.
Uma reunião fechada no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorre na tarde de hoje (13), tendo como principal assunto a criação de um corredor humanitário para a retirada de civis das zonas de conflito.