A administração Biden e a Comissão Europeia pretendem anunciar um acordo político na próxima semana com várias frentes, e depois, planejam trabalhar para um pacto internacional aberto a outros países com ideias semelhantes.
Em um encontro que acontecerá em Washington no dia 20 de outubro, os Estados Unidos e a União Europeia procurarão avançar em um plano para utilizar as receitas dos ativos russos congelados para pagar a reconstrução da Ucrânia.
Ao mesmo tempo, vão se comprometer a reprimir as tentativas de evitar um limite máximo de preços para as exportações de petróleo russas, mesmo que aumentem os sinais de que a restrição não está conseguindo reduzir as receitas do Kremlin como esperado, relata a Bloomberg.
Além de discutirem questões relacionadas à Rússia, vão tentar chegar a uma posição unificada em relação à China, afirmando que se envolverão com Pequim ao mesmo tempo que tentarão manter relações comerciais justas.
O rascunho de um documento que vai ser redigido na reunião e assinado pelas lideranças, inclui espaços reservados para acordos que os dois lados, UE-EUA e China, pretendem concluir sobre minerais críticos, bem como aço e alumínio.