"A Rostec enviou ao Exército antes do prazo um lote de sistemas remotos de engenharia de minagem Zemledelie", observa o comunicado.
Além disso, o serviço de imprensa relembrou que o sistema inclui um veículo de combate com chassi de tração 8x8, um veículo de transporte e carregamento, bem como contêineres de transporte e lançamento com munição de engenharia.
O princípio de funcionamento do sistema é semelhante ao dos sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, mas para minagem são utilizadas munições com motor de combustível sólido, equipadas com diversos tipos de minas.
Observa-se também que a preparação para lançamento do sistema e a inserção dos dados de voo e parâmetros de autodestruição das minas podem ser feitas remotamente.
Além disso, o sistema é capaz de disparar automaticamente nos pontos de mira pretendidos, receber as coordenadas de queda dos projéteis e transmiti-las aos militares.
Por sua vez, Bekkhan Ozdoev, o diretor industrial da corporação, afirmou que a contraofensiva fracassada das Forças Armadas da Ucrânia mostrou que campos de minas bem projetados podem se tornar um obstáculo intransponível para o inimigo.
Assim, detalhou ele, o sistema de minagem Zemledelie pode criar tais campos minados inteligentes com alta velocidade, mesmo em áreas de difícil acesso.
"Ao mesmo tempo, a capacidade dos dispositivos explosivos de se desativarem ou autodestruírem em um tempo predeterminado garante uma desminagem segura e rápida após a cessação das hostilidades."