A cadeira dobrável foi descoberta em 2022 em uma localidade de sepultamento do início da Idade Média e fazia parte do inventário do enterro.
Relata-se que foram desenterradas duas sepulturas adjacentes, uma dos quais continha os restos de uma mulher de 40 a 50 anos, com um colar feito de pequenas contas de vidro multicoloridas, dois broches, um broche de disco almandine, uma grande conta millefiori e uma espiral.
A segunda sepultura acabou sendo de um homem. Foram encontrados artefatos de um guerreiro, incluindo uma arma ricamente decorada – uma lança e um escudo, bem como uma cadeira dobrável.
Na Alemanha é encontrada cadeira de ferro dobrável em um túmulo do século VII
Segundo os pesquisadores, os túmulos datam dos séculos VI a VII, quando a forte influência cultural dos francos era perceptível na região estudada.
A cadeira foi apresentada ao público após um longo processo de restauração. A descrição mostra que consiste em dois quadros conectados por um pino axial e foi decorada com inserções de metais não ferrosos e nos postes horizontais há ranhuras estreitas às quais o assento foi anexado, provavelmente feito da pele de algum animal.
Na Alemanha é encontrada cadeira de ferro dobrável em um túmulo do século VII
A essa descoberta não é única, mas os arqueólogos enfatizam que cadeiras dobráveis usadas como instrumentos de enterro são extremamente raras. Além disso, tais cadeiras geralmente indicam um status social muito alto de seus titulares.