O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), cuja presidência foi assumida pelo Brasil em outubro, solicitou esforços internacionais para dissuadir o conflito Israel-Hamas, resssaltou a entidade em comunicado.
Na esteira dos últimos desdobramentos, os ministros russo e brasileiro discutiram detalhadamente o conflito e realizaram uma troca de pontos de vista sobre a situação atual na zona de conflito e possíveis novas medidas no sentido de reduzir a tensão na região.
As autoridades sublinharam "a necessidade urgente de garantir a proteção dos civis e de evitar que a crise alastre a outros países da região".
A parte russa sublinhou a urgência de regressar à procura por soluções mutuamente aceitáveis no quadro jurídico internacional universalmente reconhecido do processo de regularização do Oriente Médio, cujo objetivo final deveria ser o estabelecimento de um Estado Palestino independente com Jerusalém Oriental como capital, coexistindo em paz e segurança com Israel.
Os ministros também discutiram questões relevantes de cooperação no formato bilateral e revisaram o cronograma dos próximos contatos russo-brasileiros em vários níveis.