Panorama internacional

Alemanha anuncia controles nas fronteiras com Polônia, República Tcheca e Suíça

De acordo com o Ministério do Interior alemão, a medida é necessária para lidar com a crise migratória e combater o tráfico ilegal de migrantes para o seu território.
Sputnik
A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, informou nesta segunda-feira (16) à Comissão Europeia que vai iniciar controles temporários nas fronteiras terrestres com a Polônia, a República Tcheca e a Suíça.

"[A medida é tomada] Para reforçar a luta contra o tráfico ilegal de migrantes e limitar a migração ilegal", diz um trecho do comunicado relativo à decisão divulgado pelo Ministério do Interior alemão.

O texto acrescenta que o Estado alemão retomou os controles nas fronteiras com a Áustria. Por enquanto a duração da medida é de dez dias com os três países mencionados, podendo ser prorrogada por até dois meses. Com a Áustria o tempo será estendido por um período de seis meses, a partir de 12 de novembro.
O ministério enfatizou que, dependendo da intensidade do controle transfronteiriço, as medidas introduzidas poderão ter impacto no tráfego entre fronteiras, mas que as autoridades se esforçarão para evitar transtornos.
Panorama internacional
Alemanha intensifica patrulhas na fronteira com Polônia e República Tcheca para conter migração
Em setembro passado, a ministra já havia anunciado que a Alemanha intensificaria o controle nas fronteiras com a Polônia e a República Tcheca, para combater o tráfico ilegal de migrantes para o seu território.
Comentar