A catapulta, conhecida como catapulta da Royal Aircraft Establishment (RAE) Mark III, estava localizada em Oxfordshire, no sudeste do Reino Unido.
Seu objetivo era economizar combustível e reduzir a necessidade de pistas longas, o que se tornou crucial em tempo de guerra. Esta catapulta provou ser uma tentativa inovadora de resolver alguns dos problemas enfrentados pelas aeronaves na época.
Construída entre 1938 e 1940, a catapulta RAE Mark III nunca viu o mundo, mas em 1941 ela foi enterrada e nessa área foi construída uma pista comum.
Apesar de seu uso limitado, este protótipo desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de sistemas de catapulta, dando uma vantagem estratégica durante a Segunda Guerra Mundial.
As escavações revelaram a estrutura interna da catapulta, que consistia em um enorme poço circular de 30 metros de largura, coberto por uma plataforma rotativa.
Esta plataforma rotativa direcionava a aeronave para uma de duas pistas de concreto, cada uma com um comprimento de apenas 82 m. Em comparação, as pistas modernas para aeronaves com menos de 90.718 kg têm um comprimento de pelo menos 1.829 m.
Outros achados no local incluem outra pista adjacente com luzes, bem como um canhão previamente desconhecido que era destinado a proteger a pista de potenciais ataques.
Para um estudo mais detalhado da catapulta, os pesquisadores usaram centenas de fotografias e milhares de medições para criar um modelo digital 3D do sistema.
Reconstrução da catapulta experimental da 2ª Guerra Mundial escavada em Harwell, no Reino Unido
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