Panorama internacional

Conselho de Segurança da ONU rejeita resolução da Rússia que pede cessar-fogo humanitário em Gaza

Na votação, proposta russa obteve 5 votos a favor, 4 contra e 6 abstenções.
Sputnik
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou nesta segunda-feira (16), em Nova York, mais uma sessão para votar propostas de resoluções relacionadas aos combates entre Israel e o Hamas.
Dois textos foram elaborados para avaliação do grupo, um da Rússia e um do Brasil. A proposição russa foi apresentada pelo embaixador Vasily Nebenzya e pedia a criação de um corredor humanitário, mas não denunciava textualmente o Hamas. Na votação, houve 5 votos a favor, 4 contra e 6 abstenções.

"Lamentamos que o conselho tenha se encontrado mais uma vez refém do ego e das intenções egoístas dos países do bloco ocidental", disse Nebenzya após a contagem.

Panorama internacional
Putin apresenta a Netanyahu medidas da Rússia para normalizar a situação na Faixa de Gaza
A proposição brasileira, que condena os "ataques terroristas do Hamas" e pede a libertação dos reféns israelenses e um cessar-fogo, ainda não foi votada. A previsão é que vá a plenário amanhã (17).
O Brasil, que está na presidência rotativa do conselho, durante o mês de outubro, iniciou um processo de consulta da proposta com as outras 14 nações integrantes do órgão na última sexta-feira (13) — o texto também permite ações humanitárias nas regiões de conflito.
A resolução dos diplomatas brasileiros enfrenta oposição dos Estados Unidos, que já sinalizou veto e exige que o Hamas seja classificado como "terrorista" pelo conselho, que não denomina o grupo assim.
Esta é a terceira reunião do órgão desde o início do conflito, no dia 7 deste mês. Os últimos dois encontros terminaram sem resultados concretos.
Comentar