Panorama internacional

No âmbito do comércio bilateral, Rússia e Venezuela aumentarão pagamentos em suas moedas nacionais

Um homem usando uma máscara facial passa por um mural representando uma bomba de petróleo e a bandeira venezuelana, em uma rua de Caracas, em 26 de maio de 2022
A Rússia e a Venezuela concordaram em aumentar os pagamentos do comércio bilateral usando suas moedas nacionais, disse nesta segunda-feira (16) o vice-primeiro-ministro russo Aleksandr Novak após uma comissão intergovernamental dos dois países.
Sputnik
"Projetos conjuntos no campo da produção de petróleo estão sendo implementados com sucesso. E nós delineamos aqui maneiras de desenvolver ainda mais a cooperação e aumentar os volumes de produção", afirmou Aleksandr Novak.
"Concordamos em aumentar os pagamentos usando nossas moedas nacionais", ressaltou o vice-premiê russo.
Há uma perspectiva de cooperação no setor de gás, de acordo com o comunicado de Novak.
A Venezuela tem a tarefa de aumentar a produção. Os empreendimentos conjuntos estão a todo vapor, com os planos de cooperação só crescendo, já tendo sido excedidos em 16%, explicou o vice-premiê.
А produção de petróleo pelos empreendimentos conjuntos da Rússia e da Venezuela no ano passado alcançou 35 milhões de barris, e neste ano será superior, resumiu ele.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, fala durante reunião do Conselho de Legisladores russo, 28 de abril de 2023
Panorama internacional
Ocidente iniciou as hostilidades em Donbass pelas mãos de Kiev em 2014, diz Putin
A 17ª Comissão Intergovernamental Rússia-Venezuela foi realizada em Moscou nesta segunda-feira, presidida pelo vice-premiê russo Aleksandr Novak e pelo ministro do Petróleo da Venezuela e presidente da empresa PDVSA, Pedro Rafael Tellechea.
Comentar