Panorama internacional

Brasileiros em Gaza recebem ajuda do governo para água e alimentos

O Itamaraty informou que a doação de 40 purificadores de água e kits de medicamentos para a população da Faixa de Gaza foi discutida nesta terça-feira (17), em reunião do gabinete de crise do órgão.
Sputnik
O grupo de cidadãos brasileiros que aguarda resgate na Faixa de Gaza recebeu, nesta terça-feira (17), ajuda da Embaixada do Brasil na Palestina para a compra de água, alimentos e itens de primeira necessidade.
Cerca de 30 cidadãos brasileiros estão abrigados em duas cidades no sul da Faixa de Gaza enquanto aguardam resgate. Parte está em Khan Yunis, outra parte está em Rafah, onde fica a passagem para o Egito, em uma casa alugada pela Embaixada brasileira.

"Queria agradecer muito o povo brasileiro. Todos que estão nos acompanhando pelas redes, pelo jornal, pelas notícias, pela internet. Obrigada a todos por estarem conosco e, também, à Embaixada brasileira", disse Shahed al-Banna, de 18 anos, que está em Rafah.

Já Hasan Rabee, de 30 anos, palestino naturalizado brasileiro, afirmou que equipes destacadas pela Embaixada entregaram água e alimentos na residência onde ele está hospedado, em Khan Yunis.
"Há muito tempo a gente estava sem água para beber. Obrigado, governo do Brasil, embaixador do Brasil, equipe da Embaixada que conseguiu mandar para nós a alimentação, bebida e bastante água. Dá para bastantes dias. A gente estava louco para beber água boa", disse Rabee em vídeo compartilhado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
O Ministério das Relações Exteriores informou que o ministro Mauro Vieira fez um balanço da repatriação de brasileiros que se encontram em Israel e na Faixa de Gaza nesta terça-feira (17), durante uma reunião com o gabinete de crise montado para tratar da situação.
Vieira agradeceu o trabalho realizado nas operações de resgate e foi informado da situação dos cidadãos brasileiros que aguardam resgate na Faixa de Gaza.

"A doação de 40 purificadores de água e de kits de medicamentos para a população da Faixa de Gaza e a estrutura de apoio e acolhimento aos brasileiros na chegada ao país também foram assuntos tratados na reunião", informou o órgão em sua conta na rede social X, antigo Twitter.

Nesta terça-feira (17), caminhões egípcios de ajuda humanitária se aproximaram da fronteira com a Faixa de Gaza. A entrega da ajuda, no entanto, não tem data definida, uma vez que a passagem de Rafah está fechada por conta de bombardeios israelenses.
Segundo o Ministério do Interior em Gaza, pelo menos 49 pessoas morreram na noite da última segunda-feira (16), em decorrência de bombardeios israelenses em Rafah e Khan Yunis.
Notícias do Brasil
Análise: eficiência no resgate de cidadãos em Israel e Gaza evidencia força da diplomacia brasileira
Comentar