"No decorrer da pesquisa, foi desenvolvida a tecnologia de aplicação de revestimento e produzida a primeira amostra experimental de revestimento nanoestruturado de barreira térmica para proteger os elementos do motor de temperaturas operacionais extremas", disse o autor do projeto, Mikhail Giorbelidze, diretor científico na aplicação de revestimentos especiais da área científica de pesquisa da Universidade de Samara.
Segundo os cientistas, a introdução desta inovação permitirá aumentar em dois ou três vezes o período de vida útil de detalhes do trato quente dos motores.
O revestimento especial ajudará a proteger de altas temperaturas peças de motores de foguetes e aeronaves, bem como pequenos motores de turbina a gás, que entre outras coisas também são usados em drones.
A estrutura do revestimento se assemelha a uma cota de malhas, composta por camadas de partículas como escamas em forma de disco. Essas partículas são arranjadas e unidas entre si de maneira ordenada. A espessura de toda a cota de malhas é inferior a meio milímetro.