Notícias do Brasil

Em meio ao conflito Israel-Hamas, estado de Rondônia concede título de cidadão honorário a Netanyahu

Em meio ao grave conflito no Oriente Médio e a guerra de narrativas envolvendo o bombardeamento de um hospital em Gaza ontem (17), algo inusitado ocorreu em território brasileiro: Netanyahu tornou-se alvo de uma iniciativa legislativa no Brasil.
Sputnik
O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, foi agraciado com o "título honorífico de cidadão honorário do estado de Rondônia", concedido pela Assembleia Legislativa do estado, de acordo com o jornal O Globo.
Em decreto publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (16) de número 2.403 e assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota), Netanyahu foi merecedor da homenagem "pelos relevantes serviços prestados ao estado de Rondônia".
A parte do inusitado fica pelo fato de que primeiro-ministro israelense nunca foi ao estado.
Segundo a mídia, o projeto para o decreto foi apresentado pelo deputado Delegado Lucas (PP), em um documento protocolado no dia 10 de outubro, quando o conflito estava no seu quarto dia.
"Benjamin Netanyahu destacou-se como líder de destaque, desempenhando papel fundamental no fortalecimento dos laços entre Israel e o Brasil. Sua visão e comprometimento foram fundamentais para o estabelecimento de parcerias significativas que transcendem fronteiras geográficas", escreveu o deputado.
Ainda no documento, o deputado diz que, com a instauração da frente parlamentar "Parla Grupo", "aguardarmos ansiosos a visita do Primeiro Ministro a Rondônia [sic]".
Panorama internacional
Netanyahu: сivis foram atingidos durante ataques israelenses contra alvos legítimos em Gaza
O jornal escreve que questionou por e-mail a Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia se o premier israelense já foi notificado sobre a concessão da honraria e se houve alguma sinalização de que ele pretende comparecer ao plenário para receber o título, mas até a publicação da matéria, não houve resposta.
Comentar