Hoje (19), nas proximidades do espaço aéreo russo sobre o mar Negro, três aeronaves militares do Reino Unido foram forçadas a evadir do local depois que dois caças russos Su-27 decolaram, declarou o Ministério da Defesa da Rússia.
Os sistemas de controle do espaço aéreo russo, durante checagem padrão, detectaram três alvos aéreos se aproximando, o que ativou as aeronaves do país. O MD ainda acrescentou que os caças foram enviados para identificar os alvos aéreos e impedir sua entrada no espaço aéreo russo.
"As tripulações a bordo dos caças russos identificaram os alvos, tipificados como uma aeronave RC-135, de reconhecimento eletrônico e de guerra, e dois caças multifuncionais RAF Typhoon da Força Aérea Real [do Reino Unido]. Quando os caças russos se aproximaram, as aeronaves militares estrangeiras deram meia-volta, em direção oposta à fronteira estatal da Federação da Rússia", disse o MD russo em comunicado oficial.
Esse tipo de evento tornou-se recorrente nos últimos tempos. No último domingo (15), um caça Su-27 russo também foi responsável pela escolta de um drone americano Global Hawk quando este se aproximou da fronteira russa sobre o mar Negro.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, a aeronave também era de reconhecimento, sendo um avião não tripulado RQ-4B. Na ocasião, o drone deu meia-volta e se afastou do território do país.