O concurso deve seu nome a Andrei Stenin, fotojornalista do grupo midiático russo Rossiya Segodnya, do qual a Sputnik faz parte, que morreu em meados de 2014 ao cumprir uma tarefa profissional perto de Donetsk. A competição fotográfica anual firmou sua data de início no mesmo dia do aniversário de Andrei Stenin, em 22 de dezembro.
"O concurso surgiu graças a um evento trágico — a morte de nosso correspondente na guerra em 2014. […] Naquela época, ainda não percebíamos a dimensão do processo que estava se desenrolando, mas já tivemos as primeiras perdas em nosso corpo jornalístico", disse o diretor-geral do grupo midiático Rossiya Segodnya, Dmitry Kiselev.
"Infelizmente, neste verão [Hemisfério Norte] enterramos outro de nossos correspondentes, o correspondente militar Rostislav Zhuravlev, na cidade de Ekaterinburgo. Essa profissão envolve tanto risco e sacrifício próprio", acrescentou o diretor-geral do Rossiya Segodnya.
As fotografias são a criação de imagens artísticas do mundo moderno e, graças a elas, entendemos o mundo de forma mais profunda, destacou Dmitry Kiselev.
A série de fotos em preto e branco "Zarevo", que ganhou o Grande Prêmio, é uma reportagem sobre os acontecimentos nas cidades de Donetsk e Mariupol, ela foi tirada menos de um mês após o início da operação militar especial.
"Esses dias são provavelmente os dias mais difíceis da minha vida, porque vi pessoas que estavam passando por tudo isso nas cidades de Donetsk e Mariupol. Meu objetivo era mostrar esse lugar como um só, uma imagem coletiva de uma cidade cujos dias de paz acabaram", disse o autor da foto, Aleksei Orlov.
Foto da série em preto e branco "Zarevo", que ganhou o Grande Prêmio no Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin, 2023
© Foto / Aleksei Orlov
Na categoria "Notícias principais", a melhor foto é "Bola de fogo" de Ayman Yaqoob, do Bahrein, sobre um ataque com mísseis do Iêmen a uma base petrolífera da Saudi Aramco na cidade de Jidá.
Foto "Bola de fogo" de Ayman Yaqoob, do Bahrein, vencedor do Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin na categoria "Notícias principais", 2023
© Foto / Ayman Yaqoob
A foto mais popular entre os participantes do concurso Stenin na categoria "Meu Planeta" é a foto em preto e branco "Tradição em extinção" do repórter Sayan Adhikary, da cidade indiana de Calcutá, sobre o trabalho dos pescadores na costa norte da Índia.
Foto em preto e branco "Tradição em extinção" do repórter Sayan Adhikary, categoria "Meu Planeta", 2023
© Foto / Sayan Adhikary
Na categoria "Esporte", os primeiros lugares em ambas as categorias (fotos individuais e séries de fotos) foram dados aos russos.
O melhor trabalho individual foi ganho pela "Luta até a última gota", de Edgar Breschanov, que capturou um momento épico de jogo com o jogador russo Egor Noskov. Essa foto também recebeu um prêmio especial da rede midiática Al Mayadeen.
Melhor trabalho individual "Luta até a última gota" de Edgar Breschanov, categoria "Esporte" do Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin, 2023
© Foto / Edgar Breschanov
A "Energia das vitórias" de Sergei Bobylev foi escolhida como a melhor fotografia de séries de fotos, combinando os momentos mais brilhantes da participação da equipe russa nos XXIV Jogos Olímpicos, que foram realizados em Pequim.
"Energia das vitórias" de Sergei Bobylev, a melhor fotografia de séries de fotos na categoria "Esporte" do Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin, 2023
© Foto / Sergei Bobylev
Na categoria "Retrato. Herói de nosso tempo", os melhores trabalhos foram os de fotojornalistas da Rússia e da França: a foto em preto e branco "Imago", do jornalista Vladislav Nekrasov, da cidade de Novosibirsk, e a série de fotos "Lilou é autismo de dentro para fora", da jornalista francesa Lucie Hodiesne Darras, sobre seu irmão Antoine, que sofre de transtorno do espectro autista.
Sobre o concurso
O Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin, organizado pelo grupo midiático Rossiya Segodnya sob a égide da Comissão da Federação da Rússia para os Assuntos da UNESCO, visa apoiar os jovens fotógrafos e atrair a atenção pública para as tarefas colocadas perante o fotojornalismo contemporâneo.
Os parceiros midiáticos internacionais do concurso são a agência de notícias e rádio Sputnik, o canal de televisão e portal RT, a holding midiática Independent Media, a agência de notícias ANA, a holding Shanghai United Media Group, o portal do jornal China Daily, o portal The Paper e a rede midiática Al Mayadeen.