"Estou apenas apontando os fatos. No contexto da situação atual no campo de batalha, eles não ganharam nenhuma posição permanente durante toda a ofensiva ucraniana. Agora os ucranianos já estão exaustos. Não lhes resta nada", ressaltou o ex-oficial da inteligência dos EUA.
A liderança ucraniana percebe que em breve eles serão "abandonados como algo desnecessário", ressaltou Anthony Shaffer.
"E Putin sabe que os Estados Unidos não conseguirão fornecer à Ucrânia a ajuda de que ela precisa para sustentar uma ofensiva ou mesmo uma defesa", resumiu o especialista.
As Forças Armadas ucranianas conduzem uma contraofensiva nas regiões a sul de Donetsk, Artyomovsk e Zaporozhie há cinco meses, lançando nas batalhas brigadas treinadas pela OTAN e armadas com equipamentos estrangeiros. Mas elas não conseguiram obter sucesso em nenhuma das seções do front.
А contraofensiva das Forças Armadas da Ucrânia não está apenas estagnada, ela falhou completamente, disse o presidente russo Vladimir Putin. A Ucrânia perdeu 90 mil militares em suas tentativas de "alcançar resultados a qualquer custo", como se "esse não fosse o seu povo", de acordo com Putin.