Panorama internacional

Ataques às forças dos EUA no Oriente Médio pressionam Washington, diz mídia

Pessoas marcham durante protesto pró-palestino no campo de refugiados palestinos Yarmuk, ao sul de Damasco, Síria, em 20 de outubro de 2023
As forças dos Estados Unidos têm enfrentado diversos ataques de drones nesta semana, mas um porta-voz do Pentágono garantiu que não há ligação entre eles e o apoio norte-americano a Israel contra o Hamas.
Sputnik
O destróier Carney abateu na quinta-feira (19) três mísseis disparados por militantes houthis no mar Vermelho, informou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
A ação com o destróier aconteceu horas depois que foram noticiados dois ataques de drones a bases que abrigam tropas americanas na Síria, escreve na quinta-feira (19) o portal Air Force Times.
"Não podemos dizer com certeza qual era o alvo desses mísseis, mas eles foram lançados do Iêmen, ao longo do mar Vermelho, potencialmente em direção a alvos em Israel", detalhou o general Pat Ryder, porta-voz do Pentágono, aos repórteres, durante uma reunião.
Ryder excluiu uma ligação entre o apoio público dos EUA a Israel em sua guerra contra o Hamas e o aumento dos ataques.
Militares dos EUA na Camp Victory, base militar do país no Iraque (foto de arquivo)
Panorama internacional
Hezbollah iraquiano declara guerra aos EUA no Iraque em caso de envolvimento americano no conflito
"Vamos continuar avaliando a atribuição desses ataques [...], mas também não vamos reagir de forma exagerada. Vamos continuar fazendo o que precisamos fazer e garantir a estabilidade regional, mas ao mesmo tempo apoiar Israel", apontou ele.
Na quarta-feira (18), as forças dos Estados Unidos destruíram um drone na base síria de Al-Tanf, enquanto outro detonou e causou ferimentos leves. Na mesma manhã, no Iraque, os militares norte-americanos em Ain Al-Asad se abrigaram depois que os sistemas de alerta antecipado detectaram outro ataque iminente, com o porta-voz do Pentágono mencionando que "um civil contratado dos EUA sofreu um episódio cardíaco enquanto estava abrigado e faleceu pouco tempo depois".
As forças dos EUA derrubaram vários outros drones na terça-feira (17) com três drones que ameaçavam as forças nas bases aéreas iraquianas de Ain Al-Asad e de Bashur.
"Certamente estamos tomando medidas apropriadas de proteção da força para garantir a segurança de nossas tropas", disse Ryder, reconhecendo "um aumento em termos dos tipos de atividade de drones que vimos no Iraque e na Síria".
Comentar