Panorama internacional

EUA cogitam entregar a Israel munições de artilharia inicialmente destinadas à Ucrânia, diz portal

EUA planejam entregar a Israel "dezenas de milhares" de munições de artilharia de 155 mm que deviam ser fornecidas à Ucrânia, afirmaram ao Axios três funcionários israelenses com conhecimento da situação.
Sputnik
Fontes do portal relatam que "as Forças de Defesa de Israel e o Ministério da Defesa de Israel disseram a seus homólogos dos EUA que necessitam urgentemente de munições de artilharia para se prepararem para uma invasão terrestre em Gaza e uma potencial escalada da guerra pelo Hezbollah na fronteira israelense-libanesa".
Neste contexto, a mídia assinala que, na opinião dos funcionários dos EUA, o envio destas munições para Israel "não teria impacto imediato na capacidade da Ucrânia para lutar contra as tropas russas".
Operação militar especial russa
Moscou: guerras sempre foram 'investimento inteligente' para EUA com retórica da luta por democracia

Enquanto isso, o porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder, declarou que "estamos confiantes de que podemos apoiar tanto a Ucrânia como Israel em termos de suas necessidades defensivas".

Por sua vez, o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse durante sua coletiva de imprensa que a administração dos EUA ainda não decidiu sobre a forma de solicitar fundos para uma possível nova assistência à Ucrânia, acrescentando que os norte-americanos não ajudarão indefinidamente.
Comentar