Centenas de manifestantes iraquianos reuniram-se para protestar contra Israel, acerca do conflito entre o país e o Hamas, nesta sexta-feira (20).
Concentrados na passagem da fronteira ocidental de Trebil, perto da Jordânia, a manifestação foi organizada por uma aliança de grupos políticos e milícias xiitas, apoiados pelo Irã, chamada de Estrutura Coordenada.
A coligação pró-Irã também convocou um protesto em Bagdá, capital do Iraque, perto da zona internacional altamente fortificada do portão principal da cidade, que fica próximo da embaixada dos EUA na região.
Os manifestantes, para condenar o apoio norte-americano a Israel na guerra em curso em Gaza, queimaram bandeiras israelenses e gritaram "Não a Israel". Após o protesto, todos prosseguiram para uma oração coletiva na presença de figuras religiosas.
Vale lembrar que nos últimos dias foguetes e drones atingiram a base aérea militar Ain al-Asad, na província ocidental de Anbar, que hospeda militares dos EUA e outras forças internacionais, como ressalta publicação da Reuters.
Anteriormente, grupos armados iraquianos apoiados pelo Irã ameaçaram lançar ataques com foguetes e drones contra alvos americanos se Washington interviesse na luta de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.
O Irã, no curso dos protestos, ainda alertou que uma incursão terrestre israelense em Gaza poderia desencadear uma escalada e envolver grupos armados aliados aos palestinos, o que ocasionaria uma possível guerra regional.