A Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão realizaram no domingo (22) um exercício aéreo conjunto pela primeira vez perto da península Coreana, informou a Força Aérea de Seul, citada pela agência sul-coreana Yonhap.
A Coreia do Sul diz que está realizando o primeiro exercício aéreo conjunto com o Japão e os EUA
O exercício trilateral foi realizado ao sul da península, onde as zonas de identificação de defesa aérea sul-coreana e japonesa se sobrepõem, envolvendo um bombardeiro estratégico B-52H dos EUA, bem como caças sul-coreanos, americanos e japoneses.
"Esse exercício foi projetado para dar continuidade aos acordos de defesa discutidos na cúpula de Camp David em agosto, e expandir as capacidades de resposta dos três países contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte", comunicou a Força Aérea de Seul, acrescentando que o exercício demonstrou a solidariedade entre os três países, e que é planejado aumentar ainda mais a cooperação entre eles, com base na "sólida" aliança entre a Coreia do Sul e os EUA.
O último exercício foi realizado depois que Yoon Suk Yeol, presidente da Coreia do Sul, Joe Biden, presidente dos EUA, e Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, concordaram em fortalecer a cooperação de segurança e realizar regularmente exercícios "trilaterais anuais, nomeados e de múltiplos domínios" durante a última cúpula de Camp David.
Tentando uma terceira frente?
Os EUA, a Coreia do Sul e o Japão realizaram no domingo seu primeiro exercício aéreo conjunto na península da Coreia
A mídia norte-coreana alertou na sexta-feira que a RPDC se reservaria o direito de atacar qualquer força nuclear estratégica dos EUA estacionada na Coreia do Sul
No início deste mês, Seul, Washington e Tóquio realizaram um exercício trilateral de interdição marítima nas águas ao sul da península Coreana pela primeira vez em sete anos. A Coreia do Sul, EUA e Japão têm reforçado os exercícios militares ao longo dos últimos anos.