Pequim e Manila trocaram acusações por causa de uma colisão em águas disputadas do mar do Sul da China, quando navios chineses bloquearam na madrugada de domingo (22) barcos filipinos que abasteciam forças militares em um navio encalhado, informa a agência britânica Reuters.
As Filipinas enviaram suprimentos para as tropas estacionadas no BRP Sierra Madre, um navio de transporte enferrujado da época da Segunda Guerra Mundial usado como posto avançado no banco de areia, o que levou a Guarda Costeira da China a enviar repetidamente embarcações para bloquear as missões de reabastecimento.
Manila respondeu condenando "com veemência" as "manobras perigosas de bloqueio" da embarcação chinesa. As "ações perigosas, irresponsáveis e ilegais" da China "violam a soberania, os direitos soberanos e a jurisdição das Filipinas", afirmou em um comunicado a Força-Tarefa de Manila para o Mar das Filipinas Ocidental.
Segundo a Guarda Costeira da China, houve uma "leve colisão" entre um de seus navios e o barco filipino, com a Guarda Costeira tentando "legalmente" impedir o barco de transportar "materiais de construção ilegais" para o navio de guerra.
"A China tem mantido grande moderação e paciência com relação à questão", comentou no domingo (22) o Ministério das Relações Exteriores da China, acrescentando que o país há muito tempo mantém uma comunicação intensa, mas infrutífera, com Manila.
A China continuará tomando as medidas necessárias de acordo com as leis nacionais e internacionais para salvaguardar sua soberania territorial, afirmou a chancelaria chinesa.
Pequim reivindica a soberania sobre quase todo o mar do Sul da China, havendo conflitos na posse de territórios com Brunei, Filipinas, Indonésia, Malásia e Vietnã. Em 2016, o Tribunal Permanente de Arbitragem declarou que as reivindicações da China não tinham base legal, uma conclusão rejeitada pelas autoridades chinesas.
Os dois países tiveram vários confrontos no mar do Sul da China nos últimos meses, especialmente perto do disputado Second Thomas Shoal, parte das Ilhas Spratly.