Panorama internacional

Como a Rússia pode perturbar planos dos EUA de manter seu domínio na Europa? Analista explica

Washington teme que Moscou possa perturbar a balança de poder na Europa, que agora é favorável aos EUA, disse Symington Smith, membro do Comitê Nacional de Relações EUA-China em um artigo no National Interest.
Sputnik
Smith observou que os EUA enxergam o apoio à Ucrânia como uma "manobra estratégica em um jogo geopolítico". Os estadunidenses procuram evitar o surgimento de uma nova força dominante na Europa, sugeriu.

"A influência significativa da Rússia no Leste Europeu perturba o equilíbrio, potencialmente garantindo o controle de Moscou sobre os corredores europeus de energia e rotas comerciais. Este é um futuro alarmante para Washington", acredita Smith.

Além disso, segundo ele, o status não-alinhado ou de aliado da Ucrânia tem não só uma importância estratégica, mas também histórica para a Rússia. A liderança russa tenta proteger as fronteiras ocidentais porque se lembra das invasões de Napoleão e Hitler, crê o analista.
Panorama internacional
Ex-chanceler alemão revela por que as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia fracassaram
Smith disse que para a resolução pacífica do conflito entre Moscou e Kiev se deve levar em conta a relação histórica entre os dois países.
Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin observou repetidamente que Moscou não iniciou o conflito na Ucrânia, mas apenas quer terminá-lo.
Comentar